Sistema do Sorteio Eletrônico

INFORMATIVO SORTEIO ELETRÔNICO DE VAGAS PARA O COLÉGIO DE APLICAÇÃO


O processo seletivo para as vagas dos editais de sorteio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina ocorrerá por meio de sorteio de forma eletrônica.
O Sorteio será realizado com a presença de, no mínimo, três servidores do Colégio de Aplicação, designados pela Direção do Colégio de Aplicação, não sendo obrigatória a presença dos candidatos e/ou seus responsáveis.
As informações relativas aos prazos, datas, número de vagas, entre outras estarão nos editais de sorteio.

 REGRAS DO SORTEIO ELETRÔNICO

Na data descrita no Edital, serão divulgadas no site do Colégio de Aplicação as listas de inscrições homologadas e não homologadas, por turma e em ordem alfabética.
Estarão concorrendo os candidatos que constarem nas listas de inscrições homologadas, ou que tenham entrado com recurso no prazo estabelecido no edital e tenham o pedido deferido.

Após o período de homologação serão publicados listas contendo o número para sorteio com qual  cada candidato concorrerá.

No momento do sorteio, esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis.
A partir deste sorteio aleatório de números o resultado será processado no sistema de inscrição e publicado em nosso site, respeitando a quantidade de vagas informadas no Edital.

O processo é composto de três etapas:

1ª ETAPA – SORTEIO ELETRÔNICO

O software que será empregado pelo CA/UFSC é utilizado por vários Institutos Federais e foi cedido pelo IFSC (autorização por meio do Ofício n.º 1639/2017 – REITORIA / IFSC, de 17 de outubro de 2017). A única adaptação feita foi modificar o logotipo no topo da página do programa. Este programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.
A explicação a seguir, foi extraída do site http://www.ifsc.edu.br/sorteio-publico:

Para fins de auditoria, é importante observar o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, localizado ao fim da página do sorteio. É essa semente que garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de determinado sorteio já feito, com resultado idêntico.
A posição em que cada número foi sorteado é passada para uma “Planilha de Tratamento de dados”, montada conforme a lista de inscritos publicada no nosso site para gerar a classificação final do sorteio. 

Sobre a semente utilizada no sorteio eletrônico

Da maneira como o código-fonte se encontra implementado, a semente utilizada na geração de números pseudo-aleatórios é o tempo (quantos milissegundos se passaram desde 1 de janeiro de 1970 até o momento em que o botão “Gerar lista” foi clicado).
“A semente aleatória é um número (ou vetor) usado para iniciar o algoritmo gerador de números pseudo-aleatórios. A escolha de uma boa semente aleatória é crucial quando se trata de segurança da informação e criptação computacional. É a semente aleatória que permitirá que uma chave secreta de criptografia seja gerada de modo randômico. Computacionalmente as sementes aleatórias são muitas vezes geradas a partir de um valor que não se repetirá, como por exemplo, a marca temporal atual. Uma marca temporal (ou estampa de tempo) é uma cadeia de caracteres denotando a hora ou data que certo evento ocorreu.”
Assim, cada vez que se clica no botão “Gerar lista” do script do sorteio eletrônico, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.

Para verificar a autenticidade do sorteio eletrônico realizado, siga os seguintes passos:

1) Verifique na publicação do resultado do sorteio a divulgação das sementes geradas pelo sistema;

2) Colocar o número de candidatos inscritos (verificar no arquivo das sementes) e o número de vagas (verificar no arquivo das sementes);

2) Marque/selecione a opção “Inserir semente manualmente” e insira a semente do resultado do sorteio a ser auditado;

3) Clique no botão “Gerar Lista”;

4) Efetue a comparação da saída do programa com a lista impressa.

Seguindo as diretrizes estabelecidas, faremos os sorteios por turmas (1º ano, 2º ano, 3º ano…) e categorias (ampla concorrência, ações afirmativas e pessoas com deficiência), conforme estiver descrito no edital.

Faça o download do programa utilizado para realização do sorteio eletrônico (Requisitos: navegadores Firefox/Google Chrome, não funciona em navegadores Internet Explorer)

2ª ETAPA – TRATAMENTO DOS DADOS

Realizado o sorteio, os números sorteados serão inseridos no sistema de inscrição. Os números serão inseridos respeitando a ordem do sorteio até completar o número de vagas ou lista de espera conforme descrito no Edital.

3ª ETAPA – PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

Após tratamento dos dados serão emitidas pelo sistema de inscrição do Colégio de Aplicação as listas dos candidatos sorteados para vagas e em lista de espera, contendo as seguintes informações: posição na lista (1º; 2º; 3º); número da inscrição; nome do candidato; data de nascimento.

A divulgação do resultado nominal ocorrerá na data estipulada no Edital.